Sejam bem Vindos!

Devido aos grandes e novos desafios das organizações, perante um mercado globalizado e cada vez mais exigente, surge a necessidade dos profissionais se atualizarem em busca de novas soluções. Este blog vem com o intuito de trazer atualidades e tendência em Gestão Empresarial como meio de auxiliar profissionais e estudantes.



Pesquisar este blog

domingo, 10 de julho de 2011

Logística, muito além de transporte!

Ao refletir sobre a realidade do mercado atual, pode-se deparar com diversas mudanças ocorridas e outras que estão ocorrendo nos últimos anos, isto em decorrência da própria necessidade e ansiedade dos consumidores, agora cada vez mais exigentes. Há algumas décadas, a “bola da vez” era a palavra qualidade, palavra genérica e que pode remeter a diversos significados. Porém, para as organizações tinha um simples e singelo foco: atender as especificações técnicas.
Novas exigências globais surgem, entre elas a preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade social, tendo como fator de ordem a sustentabilidade. E onde a qualidade como fonte de atender a parte técnica referente ao produto continua a mesma, porém com uma visão mais ampla que inclui todos os serviços intangíveis que estão vinculados ao produto.
A globalização deve ser considerada como ponto forte nesta nova realidade, em que a facilidade de se adquirir um produto em qualquer parte do planeta possibilita uma maior variedade de opções e escolhas. Nesta comercialização global surgem novos países como fortes fornecedores, com preços baixos e qualidade em plena igualdade. O mercado agora dita as regras e em muitas situações até mesmo o valor de venda dos produtos que as organizações produzem e comercializam.
Outro ponto a ser considerado é em relação ao ciclo de vida dos produtos e serviços, cada vez menores, devido às próprias exigências do mercado e a incorporação de novas tecnologias.
Eis que surge a obrigação das organizações de se adaptarem as necessidades do mercado, buscando técnicas de gestão para um melhor aproveitamento de seus recursos, atendendo duas variáveis: redução de custo e um melhor atendimento aos clientes.
Dentro desta dinâmica, surge fortemente a valorização do conceito de logística como fator impulsionador de mudança nas empresas. Acatado pelo mundo empresarial como fator de vida ou morte em busca de um melhor resultado, a logística ganha espaço em todo o mundo, agregando valor às organizações. Surge como uma nova sistemática, sem se dar conta que a logística sempre existiu e as empresas sempre a utilizaram sem mesmo saber o que estavam fazendo. Ou seja, muitas das atividades logísticas já eram aplicadas às organizações, porém as pessoas as desconheciam ou mesmo as utilizavam de forma errônea, o que não gerava valor.
Entretanto, é importante ressaltar que a Logística não está ligada apenas ao mundo empresarial, nem a apenas transporte e armazenagem (atividades logísticas mais visíveis); exerce-se Logística em rotinas diárias. Pode-se exemplificar pensando na rotina de como se vai ao trabalho ou a escola diariamente, onde pensa-se: como vou (de ônibus, de carro, de taxi, a pé)?; que horas devo acordar e que horas devo sair de casa? Qual o percurso (o caminho mais curto ou o mais confiável)?; quanto gastarei? Entre tantas outras atividades que devem ser realizadas na melhor forma possível cumprindo prazos e localizações como alguns dos fatores determinantes para atingir o objetivo.
Outro exemplo da aplicação logística é referente ao papel desempenhado pela maioria das mulheres no cotidiano dos lares que é o de prover a toda a sua família (clientes) de suas necessidades com o melhor nível de serviço possível.



Leonardo Ferreira
Consultor e Professor Universitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário