Os comentários vão desde pequenas reformas, como alteração de cores e climatização, até a necessidade de modernizar e integrar sistemas internos para ampliar lucros e fidelizar consumidores. A valorização dos funcionários e o investimento no aperfeiçoamento constante também estão entre as dicas.
Matéria da Capa
CHEGOU A HORA DE CRESCER
... o Sindivarejista elencou com especialistas, parceiros da entidade, algumas dicas que podem auxiliar o empreendedor a potencializar as vendas e estreitar a relação com os clientes. Acompanhe e escolha por onde começar e lembre-se, qualquer investimento deve levar em conta primeiro as demandas detectadas nas épocas de pico.
O cliente não escolhe uma loja por acaso. Invista em melhorias que ampliem o prazer da compra. O ambiente bem cuidado, aconchegante, limpo, com iluminação e climatização adequados são itens essenciais para o sucesso no varejo. Produtos expostos corretamente, balcões funcionais que permitam uma boa circulação e uma nova pintura podem fazer a diferença.
“Vale lembrar que o ideal para as compras é um ambiente com luz aconchegante e temperatura entre 22º e 26º, o que requer o uso de ventiladores ou ar condicionado.”
Alessandra Consoline Dalforno
Analista do SEBRAE.
2. AUTOMATIZE SEU EMPREENDIMENTO
Uma boa ferramenta que contribua na gestão da empresa, pode agilizar operações e processos com fornecedores, bancos e consumidores, proporcionando maior produtividade e lucratividade. Há programas gratuitos disponíveis na internet e para locação ou compra no mercado, que podem auxiliar na administração do negócio. Um cadastro atualizado pode possibilitar ações de fidelização com seus clientes.
“Manter um site na internet também projeta a empresa no promissor comércio eletrônico.”
Edson Massola Junior
Consultor SENAC Campinas
3. ATUALIZE-SE
Conhecimento e atualização constantes ajudam a tomada de decisões e a definição de objetivos. Participar de eventos, cursos e ler publicações sobre seu segmento são práticas recomendadas, pois ajudam a detectar tendências de mercado de gestão e das necessidades dos consumidores.
“Para driblar a falta de tempo a internet é uma ótima ferramenta de acesso à informação, pesquisa e consulta sobre títulos recomendados para o seu segmento.”
Edson Massola Junior
Consultor SENAC Campinas
4. ENCANTE SEU CLIENTE
Ter uma relação cada vez mais próxima com o seu consumidor é fundamental. Conversar com os clientes e aproveitar as ferramentas disponíveis no pós-venda, tanto em relação ao produto quanto ao atendimento, podem encantar o cliente e garantir o seu retorno à loja. Cadastrar os clientes também facilita os próximos atendimentos com ações personalizadas. Um simples telefonema comunicando as novidades ou uma promoção em primeira mão fazem o cliente se sentir especial.
“Parabenizar o aniversário, oferecer um brinde ou promoções criativas, também estreitam relacionamentos.”
Alessandra Consoline Dalforno
Analista do SEBRAE
5. MOTIVE SEMPRE SUA EQUIPE
Funcionários comprometidos agregam valor ao negócio. Promover reuniões para avaliação do desempenho, discutir sugestões e realizar uma integração entre colaboradores em torno de uma proposta de motivação, estimula e valoriza o profissional.
"Planos de carreira com claros objetivos e metas de curto e longo prazo, além da promoção de bonificações e treinamentos internos, podem trazer bons resultados no envolvimento do colaborador.”
Leonardo Ferreira
Consultor SENAC Campinas
6. PONHA TUDO NA ‘PONTA DO LÁPIS’
A aplicação diária de ferramentas de gestão é primordial para a saúde financeira de qualquer empresa. Organizar o orçamento controlando todas as suas despesas (gastos fixos, impostos, comissões entre outros) e receitas, auxiliam no planejamento, acompanhamento e avaliação dos resultados de forma estratégica. Uma simples planilha pode servir como ponto de partida.
“Fique de olho no seu estoque. Gerenciar e identificar itens ociosos nas prateleiras reduz a necessidade de volume de capital de giro e proporciona agilidade e redução de perdas.”
Leonardo Ferreira
Consultor SENAC Campinas
ESPECIALISTAS CONSULTADOS
Edson Massola Junior
Consultor SENAC
Há dez anos na área de consultoria.
Professor especialista em gestão empresarial e atendimento no varejo
Leonardo Ferreira
Consultor SENAC
Especialista nas áreas de Marketing e gestão do varejo. Na área de consultoria há sete anos.
Alessandra Consoline Dalforno
Analista do SEBRAE
Analista do Sebrae Jundiaí com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
Matéria na integra: http://www.sindivarejistacampinas.org.br/painel/dbarquivos/dbanexos/332p.pdf
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