Sejam bem Vindos!

Devido aos grandes e novos desafios das organizações, perante um mercado globalizado e cada vez mais exigente, surge a necessidade dos profissionais se atualizarem em busca de novas soluções. Este blog vem com o intuito de trazer atualidades e tendência em Gestão Empresarial como meio de auxiliar profissionais e estudantes.



Pesquisar este blog

domingo, 10 de julho de 2011

Logística reversa de pós-consumo como fator estratégico e sustentável dentro das organizações

A crescente evolução no mundo corporativo, diante do desenvolvimento da sociedade industrial em busca de novas tecnologias, novos mercados para aumentar a competitividade e crescimento dos negócios, contribui diretamente aos crescentes níveis de poluição e degradação ambiental. Diante deste contexto, as empresas cada vez mais executam estratégias em decorrência desta evolução, a fim de amenizar os impactos ambientais, reduzir custos e buscar soluções para destinação dos resíduos causados pelo processo produtivo.
Apesar de se tratar de assuntos relativamente recentes no cenário econômico, há uma crescente valorização pelos consumidores e pela sociedade das empresas que adotam medidas compensatórias para minimizar os impactos ambientais. A redução da utilização dos recursos naturais por meio da reutilização e reciclagem associa vantagens econômicas com preservação ambiental.
A logística reversa e a aplicação de ações de sustentabilidade têm se tornado ferramentas essenciais para que, cada vez mais, as empresas consigam vantagens econômicas em relação aos seus concorrentes, além de agregarem valor aos seus clientes.
Um [...] aspecto diz respeito ao aumento da consciência ecológica dos consumidores, que esperam que as empresas reduzam os impactos negativos de sua atividade ao meio ambiente. Isso tem gerado ações por parte de algumas empresas que visam comunicar ao público uma imagem institucional “ecologicamente correta” (LACERDA, 2003).
Dentro deste contexto o planejamento das organizações de seus canais de distribuição reversos de pós-consumo são importantes estratégias para que as empresas atinjam uma fatia maior do mercado, conciliando fator de sustentabilidade.




Logística reversa posiciona todas as operações relacionadas com o reuso de produtos e materiais. Refere-se a todas as atividades de coleta, desmonte e processo de produtos usados, partes de produtos, e/ou materiais para fazer assegurar a recuperação sustentável do meio ambiente (REVLOG, 2001).
Através destas cadeias, podem-se destacar alguns benefícios para a organização tais como: competitividade, retorno financeiro e imagem corporativa.





De acordo com Leite (2003), Logística Reversa de pós-consumo é a forma pela qual os bens duráveis, semiduráveis, descartáveis e os resíduos industriais são descartados ou disponibilizados depois de extinto seu uso original, pelos seus proprietários ou consumidores. Assim inicia-se o ciclo do canal de distribuição reverso, os materiais / produtos recolhidos são reintegrado ao ciclo produtivo como bens de segunda mão, reutilização de peças ou componentes, e reciclagem, gerando novas atividades comerciais e industriais.
A Logística Reversa, quando aplicada de maneira correta, traz benefícios econômicos para empresas bem como, retorno financeiro, redução nos custos, aumento na competitividade e crescimento dos negócios. Ainda neste pensamento, as empresas que trabalham com Logística Reversa correlacionam sua marca ao desenvolvimento sustentável, tendo assim reconhecimento pela sociedade, através da preservação ambiental e da redução dos impactos ambientais.
Diante do exposto, é possível notar uma tendência para a conscientização do relacionamento do homem com o meio ambiente, motivando as ações de preservação do meio ambiente. Em decorrência estão ocorrendo ações para proteger, conservar e valorizar aspectos ambientais, gerando expectativas de que os responsáveis pelas empresas deixem de lado a visão do retorno financeiro no curto prazo e assumam estratégias que contemplem a variável ecológica para o sucesso do negócio.
Logística Reversa, estratégia empresarial e sustentabilidade não estão necessariamente em conflito; há necessidade da realização de pesquisas que explorem as oportunidades de sinergia entre essas áreas. Além disso, para um melhor entendimento dos impactos das transformações ocasionadas pela aplicação da logística reversa de pós-consumo como fator estratégico e sustentável dentro das organizações, futuros estudos devem ser conduzidos a nível nacional.


Leonardo Ferreira
Consultor e Professor Universitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário