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quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

“IPHONE” ou “iPhone”

Depois de aproximadamente 5 anos fora do mercado, à empresa brasileira de eletroeletrônicos Gradiente, teve sua volta ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2012. Eis que nos no final de 2012 a empresa após sua reestruturação lançou um smartphone do modelo Neo One da família do IPHONE, cuja marca já é usada pela gigante Apple. Segundo a empresa brasileira a marca era registrada no país desde 2000 no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).
 
Tal assunto teve repercussão mundial e muitas das criticas foram satirizadas devido à similaridade dos produtos. Inclusive a empresa lançou um vídeo explicativo sobre o seu produto e do concorrente (veja o link abaixo).
 
 
Não é de hoje que a empresa faz esse tipo de manobra com marcas registradas por aqui. Há 15 anos, no longínquo 1997, ela se apossou da marca PlayStation no Brasil – antes da Sony sequer tentar lançar seus consoles aqui oficialmente.
 
O caso só veio a público em 2002, quando o jornal Valor Econômico revelou que a Gradiente mantinha o registro da marca (nº 818721120), desde 11 de Novembro de 1997. De acordo com a matéria, quem havia informado o problema foi o presidente da Sony no Brasil na época, Minoru Itaya. De acordo com o executivo, este foi o principal motivo para que a empresa não entrasse oficialmente no país com PlayStation e o PlayStation 2 no começo da década passada. O Brasil era o único país no mundo em que a Sony não detinha os direitos sobre a marca.
 
O “PlayStation” da Gradiente, que foi lançado como Oz Work & Play Solution. Era TV, DVD, VCD Player, CD Player, Rádio FM, Active Subwoofer, CD Regravável, MP3 Player e Controle Remoto Multimídia. Apesar de tudo, o processo de transferência da marca PlayStation para a Sony foi pacífico, no final de 2002. (fonte: http://www.kotaku.com.br/gradiente-playstation-brasil).

Planejamento estratégico, estratégia de marketing, oportunismo... Qual será o real interesse destas ações da Gradiente no Brasil?

Qualquer que seja, uma coisa eles conseguiram com seu mais novo lançamento: DAR EVIDENCIA A MARCA!
 
 
 
LEONARDO FERREIRA

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