Algumas pessoas consideram o conceito de Supply Chain Management, ou, Gestão da Cadeia de Suprimentos, sendo uma evolução da logística integrada. Uma visão errônea tendo que inclui um conjunto de processos de negócios que em muito ultrapassa as atividades diretamente relacionadas com a logística integrada, obtendo êxito estratégico perante o mercado.
O que fica evidente é que esse novo conceito ultrapassou a fase de apenas um modismo gerencial e vem se tornando fator obrigatório para as empresas, inclusive pelos ótimos resultados obtidos pelas empresas que já conseguiram implementar esta nova sistemática de gestão. São grandes os ganhos que podem ser obtidos pela utilização correta do conceito, principalmente em reduções substanciais nos custos operacionais da cadeia de suprimentos.
Para pensarmos em gestão da cadeia de suprimentos, inicialmente precisamos entender o conceito de cadeia de suprimento, onde, segundo o dicionário da APICS (American Production Control Society, com sede nos EUA), uma Cadeia de Suprimentos (Supply Chain – SC) pode ser definida como: “Os processos que envolvem fornecedores-clientes e ligam empresas desde a fonte inicial de matéria-prima até o ponto de consumo do produto acabado”.
Cadeia de Suprimentos ainda pode ser definida como: “As funções dentro e fora de uma empresa que garantem que a cadeia de valor possa fazer e providenciar produtos e serviços aos clientes” (Cox ET AL., 1995).
Ficará evidente que o gerenciamento da cadeia de suprimentos abrange uma transformação significativa nos tradicionais relacionamentos distantes, e mesmo antagônigos, que tão frequentemente caracterizaram no passado as relações comprador / fornecedor. O foco do gerenciamento da cadeia de suprimentos está na cooperação e na confiança, e no reconhecimento de que, devidamente gerenciado, o “todo pode ser maior que a soma de suas partes”.
De acordo com Christopher (2007), o conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos é o seguinte: “a gestão das relações a montante e a jusante com fornecedores e clientes, para entregar mais valor ao cliente, a um custo menor para a cadeia de suprimentos como um todo”.
De acordo com Christopher (2007), o conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos é o seguinte: “a gestão das relações a montante e a jusante com fornecedores e clientes, para entregar mais valor ao cliente, a um custo menor para a cadeia de suprimentos como um todo”.
Devido as mudanças ocorridas no cenário empresarial, na busca do melhor serviço ao cliente no menor custo possível, surge uma nova realidade, onde as organizações não competem entre elas, a concorrência agora existente é entre as cadeias de suprimentos. Taylor (2010), destaca que a redução de custo na cadeia é gera mais lucro a organização do que com o aumento das vendas.
Leonardo Ferreira
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