Certa vez escutei uma história que aconteceu na época da Guerra Fria (batalha liderada especialmente entre os Estados Unidos da América e a então União Soviética). Entre os interesses, destaca-se a corrida ao espaço.
No entanto após desenvolverem suas potentes máquinas voadoras (foguetes), identificaram um pequeno detalhe que se tornou um grande problema. Na época a informatização não possibilitava a verificação dos processos através de sistemas eletrônicos, o que gerava a necessidade de se fazer check list (através de papel e caneta) para a verificação das operações.
No entanto, descobriram que a caneta, tradicionalmente utilizada, não era viável fora da orbita terrestre devido a força da gravidade. Eis a problemática: como realizar o check list?
Um americano bateu no peito e assumiu a responsabilidade, e depois de algum tempo e muito dinheiro investido, desenvolveu a “super caneta” que escrevia no espaço.
Enquanto isso na União Soviética, reuniram-se em grupo, explorando o potencial de todos com um único objetivo, e eis que surge uma idéia: POR QUE NÃO UTILIZAMOS UM LAPIS?
LEONARDO FERREIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário