Sejam bem Vindos!

Devido aos grandes e novos desafios das organizações, perante um mercado globalizado e cada vez mais exigente, surge a necessidade dos profissionais se atualizarem em busca de novas soluções. Este blog vem com o intuito de trazer atualidades e tendência em Gestão Empresarial como meio de auxiliar profissionais e estudantes.



Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ERGONOMIA COMO FATOR ECONÔMICO NO PENSAMENTO ENXUTO


Artigo escrito pelos professores: Ms. Giovana Pimentel Gurgueira (FEAGRI/UNICAMP – SP / Brasil) e Esp. Leonardo Ferreira (FEAGRI/UNICAMP – SP / Brasil)
Para ter acesso ao artigo na integra e escreva para o email:
leonardo.industrial@ymail.com

Resumo: este trabalho teve como objetivo realizar uma análise crítica sobre a ergonomia como fator econômico no pensamento enxuto através de uma revisão da produção de artigos científicos nacionais da área. Trata-se de um estudo quantitativo de revisão bibliográfica, realizado através do levantamento de publicações científicas nacionais disponibilizadas nas bases de dados eletrônicas da “Scientific Electronic Library Online” (SCIELO) e do Portal SIBinet - USP. Foram incluídos todos os artigos publicados em periódicos científicos nacionais que abordassem a ergonomia como fator econômico no pensamento enxuto; desta forma, foram encontradas 45 referências nas bases de dados pesquisadas, das quais foram selecionados oito artigos. Os demais foram excluídos porque: foram publicados em periódicos internacionais ou abordavam a ergonomia e o pensamento enxuto em áreas diferentes das propostas no presente estudo. Para a análise dos dados, os artigos selecionados foram considerados quanto ao seu conteúdo, sendo então extraídas informações específicas de cada trabalho. Os dados indicam que todos os artigos são recentes, pois foram publicados entre 2004 e 2008. Em relação ao tipo de estudo, seis são estudos de caso e dois são de levantamento bibliográfico. Este estudo demonstrou que a implementação do pensamento lean, quando bem compreendida, deve levar em consideração ganhos em todas as vertentes da organização, de forma que esta filosofia crie novos trabalhos em vez de simplesmente destruir empregos em nome da eficiência. Produção enxuta, ergonomia e segurança no trabalho não estão necessariamente em conflito; há necessidade da realização de pesquisas que explorem as oportunidades de sinergia entre essas áreas. Além disso, para um melhor entendimento dos impactos das transformações ocasionadas pela aplicação da ergonomia na produção enxuta, futuros estudos devem ser conduzidos a nível nacional.

Palavras-chave: Ergonomia. Manufatura Enxuta. Processos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário