Você sabe o que é um Modelo de Excelência da Gestão?
O sucesso
de uma organização está diretamente relacionado à sua capacidade de atender às
necessidades e expectativas de seus clientes. Elas devem ser identificadas, entendidas e
utilizadas para que se crie o valor necessário para conquistar e reter esses
clientes.
Para que
haja continuidade em suas operações, a empresa também deve identificar,
entender e satisfazer as necessidades e expectativas da sociedade e
das comunidades com as quais interage sempre de forma ética, cumprindo as leis
e preservando o ambiente.
De posse de todas essas informações, a liderança estabelece os princípios da organização, pratica e vivencia os fundamentos da excelência, impulsionando, com seu exemplo, a cultura da excelência na organização. Os líderes analisam o desempenho e executam, sempre que necessário, as ações requeridas, consolidando o aprendizado organizacional.
De posse de todas essas informações, a liderança estabelece os princípios da organização, pratica e vivencia os fundamentos da excelência, impulsionando, com seu exemplo, a cultura da excelência na organização. Os líderes analisam o desempenho e executam, sempre que necessário, as ações requeridas, consolidando o aprendizado organizacional.
As estratégias são
formuladas pelos líderes para direcionar a organização e o seu desempenho,
determinando sua posição competitiva. Elas são desdobradas em todos os níveis
da organização, com planos de ação de curto e longo prazos. Recursos adequados
são alocados para assegurar sua implementação. A organização avalia
permanentemente a implementação das estratégias e monitora os respectivos
planos e responde rapidamente às mudanças nos ambientes interno e externo.
Considerando os quatro critérios apresentados, tem-se a
etapa de planejamento (P) do ciclo PDCA.
As pessoas que compõem a força de trabalho devem
estar capacitadas e satisfeitas, atuando em um ambiente propício à consolidação
da cultura da excelência.
Com isso, é
possível executar e gerenciar adequadamente os processos, criando valor para os clientes e
aperfeiçoando o relacionamento com os fornecedores. A organização planeja e
controla os seus custos e investimentos. Os riscos financeiros são
quantificados e monitorados.
Conclui-se,
neste momento, a etapa referente à execução (D) no PDCA.
Para efetivar a etapa do Controle (C), são mensurados os resultados em relação a: situação econômico-financeira, clientes e mercado, pessoas, sociedade, processos principais do negócio e processos de apoio, e fornecedores.
Os efeitos
gerados pela implementação sinérgica das práticas de gestão e pela dinâmica
externa à organização podem ser comparados às metas estabelecidas para
eventuais correções de rumo ou reforços das ações implementadas. Esses resultados, apresentados sob a forma de informações e conhecimento, retornam a toda a organização,
complementando o ciclo PDCA com a etapa referente à ação (A).
Essas informações representam a inteligência da
organização, viabilizando a análise do desempenho e a execução das ações necessárias
em todos os níveis. A gestão das informações e dos ativos intangíveis é um
elemento essencial à jornada em busca da excelência.
Dentro deste proposto a Fundação Nacional da Qualidade
(FNQ) desenvolveu (e realiza a manutenção) do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) que é baseado em 11 fundamentos
e oito critérios. Como fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica
de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito
critérios. São eles:
A figura representativa do MEG simboliza a organização,
considerada como um sistema orgânico e adaptável ao ambiente externo. O MEG é
representado pelo diagrama acima, que utiliza
o conceito de aprendizado segundo o ciclo de PDCA (Plan, Do,
Check, Action).
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