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segunda-feira, 23 de julho de 2012

Logística dos Correios


Os Correios é o um dos maiores empregadores do Brasil, com o quadro funcional rondando a casa de 108.000 empregos diretos. Somente no Centro de Distribuição da Rodovia Anhanguera, Região Metropolitana de Campinas (RMC), são 500 funcionários, 250 deles dedicados ao Sedex, tendo o pico de movimento nas quintas e sextas-feiras.

Uma impressionante variedade de objetos são entregues pelos Correios, o que em certos casos os obriga a planejar modos de reembalar, de transportar, enfim, é aplicado todo um processo logístico pra que sejam entregues na hora certa, no local certo, na condição em que foi confiado aos Correios e garantindo sempre a segurança do processo. São enviados pneus, violões, bolas de futebol cheias, espelhos, vasos grandes, peças de cristal, peças automotivas, latas de tinta de 18 litros, e, durante as época comemorativas / sazonais, exemplo a Páscoa, são enviados muitos ovos de chocolate, o que faz com que as atenções sejam redobradas, pois nem sempre o recheio é lícito, e não raro são encontrados “bombons” diferentes, recheados de entorpecentes de diversas espécies, animais vivos de qualquer espécie, munições de vários tipos, numerário nacional ou estrangeiro, que são detectados por uma máquina especial de raio-x, e por um técnico especialmente treinado para este fim. Metais também são motivo de grande atenção. Cães treinados também são usados e não visualizo como exagero ou excesso de normas. Toda essa segurança se redobra quando as correspondências são de presídios, centros de detenção, distritos policiais e afins. Em caso de apreensão de mercadorias, são lavrados termos de constatação e as mercadorias são colocadas à disposição das autoridades competentes, que farão contato com o remetente para apurar responsabilidades.

A operação logística dos Correios é tão completa em termos de capilaridade, ou seja, o alcance dos Correios é tão grande em território nacional que até mesmo os concorrentes usam os serviços dos correios. A Fedex é uma empresa concorrente, mas é comum que ela poste objetos e correspondências para que o Correios entregue, justamente pela distribuição em todo o território nacional. A Fedex é uma das concorrentes que mantém contrato de serviço com os Correios. Este procedimento mostra um conceito de parceria. Mesmo que aos olhos do consumidor elas sejam concorrentes, e realmente são, a Fedex acaba usando da logística dos Correios pra atender às suas demandas, o que brevemente estará acontecendo também fora do Brasil, visto que os Correios tem como meta para um futuro breve abrir agências e Centros de Distribuição fora do país, e começar a espalhar a tradição dos Correios pelos quatro cantos do mundo, à exemplo do que acontece com o Banco do Brasil, com agências em vários países, em todos os continentes.

Esta capilaridade que os Correios tem, invejada pelos concorrentes, é também motivo de uma discussão mais detalhada, pois muitas operações são cumpridas pelo ideal de compromisso que se mantém com a entrega da encomenda, pois não é difícil de se enxergar que diversas localidades são causadoras de prejuízo na operação, onde se deduz que a concorrência não existe por razões óbvias. Os Correios também tem compromisso em gerar lucros, mas o compromisso com o ideal é bem maior, senão não se explicariam algumas operações em lugares que necessitam de barcos, pequenos botes e até mesmo animais, como cavalos, por exemplo. Esta missão de entregar explica muitos dos contratempos que são contornados no dia a dia, pois esta não priorização do lucro que se encontra nos concorrentes é um incentivo a mais para que se cumpra sempre o objetivo.

Usando um plano de trabalho de criação própria, criado pela Gerência de Planejamento e Qualidade, os Correios obedecem a diretrizes estabelecidas de acordo com o quantitativo de objetos, áreas de abrangência e densidade demográfica. Para cada tipo de região se estabelece um plano de ação específico para aquele local, sempre com foco no objetivo de que a encomenda tem que ser entregue, custe o que custar, não financeiramente, mas em termos de esforço e de uso de modais.

Os modais mais usados pelos Correios na nossa região de Campinas são o rodoviário e o aéreo, dependendo da urgência do processo. Malotes, Sedex 10 e Sedex Hoje costumam seguir de avião, se forem de localidades mais distantes, enquanto as encomendas que podem esperar mais seguem pelo modal rodoviário.

Leonardo Ferreira

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