A gestão da cadeia de suprimentos apresenta-se no atual ambiente de negócios, como uma ferramenta que permite ligar o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção e a atividade de compra de tal modo que os consumidores tenham um alto nível de serviço ao menor custo total, simplificando assim o complexo processo de negócios e ganhando eficiência (BALLOU et al., 2000; CHISTOPHER, 2001; BOWERSOX e CLOSS, 2001).
Dada a amplitude da análise deste conceito na prática, o seminário de gestão da cadeia de suprimentos realizado junto a Engenharia de Produção da FAJ, enfocou três aspectos relevantes dentro do processo de gestão: COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO, INTEGRAÇÃO E PARCERIA.
Dada a amplitude da análise deste conceito na prática, o seminário de gestão da cadeia de suprimentos realizado junto a Engenharia de Produção da FAJ, enfocou três aspectos relevantes dentro do processo de gestão: COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO, INTEGRAÇÃO E PARCERIA.
Algumas práticas se tornam mais relevantes dentro da ótica de atendimento as necessidades dos consumidores, foram destacados alguns deles:
ECR (EFFICIENT CONSUMER RESPONSE), resposta eficiente as demandas do consumidor, sendo este instrumento responsável à execução conjunta e sincronizada das atividades desenvolvidas pelas organizações, cuja finalidade principal é responder eficientemente as necessidades dos consumidores.
VMI (VENDOR MANAGED INVENTORY) é o movimento onde o fornecedor é o responsável pelo gerenciamento e reposição do estoque do cliente.
CPFR (COLLABORATIVE PLANNING, FORECASTING, AND REPLENISHMENT) é um programa colaborativo entre os diferentes intervenientes da cadeia de abastecimento, que estabelece uma coordenação entre a produção, planejamento, previsão de vendas e reposição.
POSTPONEMENT vem a ser a condição de retardar o máximo possível a produção, visando entregar mediante pedido o mais próximo possível da encomenda, de forma a minimizar a margem de erro das previsões de venda, que chegou a alterar outros conceitos de atividades logísticas, em alguns casos, a armazenagem agora envolve atividades de terminar de montar, embalar e movimentar o produto.
CONSÓRCIO MODULAR é um dos experimentos mais inovadores e, sob vários aspectos, revolucionário na SCM na Indústria Automotiva. Os modulistas assumem a montagem prévia dos módulos sob sua responsabilidade e sua posterior montagem diretamente na linha de montagem final da montadora, os investimentos em equipamentos e ferramentas e a SCM do módulo. A montadora providencia a planta e a linha de montagem final, executa a coordenação da mesma e o teste final dos veículos.
Um outro conceito importante na SCM, e discutido no seminário, é o de "OUTSOURCING", o qual começou com áreas tidas como periféricas (como a de informática) e agora chega a áreas como manufatura, manutenção, distribuição e marketing. Outsourcing é uma prática em que parte do conjunto dos processos e serviços utilizados por uma empresa (na realização de uma cadeia produtiva) são providenciados por uma empresa externa, num relacionamento colaborativo e interdependente.
Para isso uma parceria mais eficiente entre os agentes da cadeia de suprimentos é necessário realizar um PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO FORNECEDOR (PDF), criando uma condição de igualdade e levando em consideração o ganho mutuo da cadeia.
ECR (EFFICIENT CONSUMER RESPONSE), resposta eficiente as demandas do consumidor, sendo este instrumento responsável à execução conjunta e sincronizada das atividades desenvolvidas pelas organizações, cuja finalidade principal é responder eficientemente as necessidades dos consumidores.
VMI (VENDOR MANAGED INVENTORY) é o movimento onde o fornecedor é o responsável pelo gerenciamento e reposição do estoque do cliente.
CPFR (COLLABORATIVE PLANNING, FORECASTING, AND REPLENISHMENT) é um programa colaborativo entre os diferentes intervenientes da cadeia de abastecimento, que estabelece uma coordenação entre a produção, planejamento, previsão de vendas e reposição.
POSTPONEMENT vem a ser a condição de retardar o máximo possível a produção, visando entregar mediante pedido o mais próximo possível da encomenda, de forma a minimizar a margem de erro das previsões de venda, que chegou a alterar outros conceitos de atividades logísticas, em alguns casos, a armazenagem agora envolve atividades de terminar de montar, embalar e movimentar o produto.
CONSÓRCIO MODULAR é um dos experimentos mais inovadores e, sob vários aspectos, revolucionário na SCM na Indústria Automotiva. Os modulistas assumem a montagem prévia dos módulos sob sua responsabilidade e sua posterior montagem diretamente na linha de montagem final da montadora, os investimentos em equipamentos e ferramentas e a SCM do módulo. A montadora providencia a planta e a linha de montagem final, executa a coordenação da mesma e o teste final dos veículos.
Um outro conceito importante na SCM, e discutido no seminário, é o de "OUTSOURCING", o qual começou com áreas tidas como periféricas (como a de informática) e agora chega a áreas como manufatura, manutenção, distribuição e marketing. Outsourcing é uma prática em que parte do conjunto dos processos e serviços utilizados por uma empresa (na realização de uma cadeia produtiva) são providenciados por uma empresa externa, num relacionamento colaborativo e interdependente.
Para isso uma parceria mais eficiente entre os agentes da cadeia de suprimentos é necessário realizar um PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO FORNECEDOR (PDF), criando uma condição de igualdade e levando em consideração o ganho mutuo da cadeia.
Esta postagem tem o intuito de gerar novas informações, agregar experiências (tão boas quanto as presenciais) e sanar dúvidas.
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